Material do 2º Encontro de Alfabetização e Letramento nos 6ºanos


Nos dias 8 e 9 de junho realizamos nosso 2º encontro com os professores dos 6ºanos. O primeiro aconteceu no início de maio.
No 1º Encontro o foco foi o que a criança pensa sobre a escrita. As  prováveis hipóteses que ela constrói a sistema da escrita.  O objetivo foi subsidiar, apoiar e apresentar ao professor especialista  como a criança aprende., como constrói conhecimento do sistema de base alfabética.  A partir desse   que ações e intervenções pontuais  planejar e desenvolver junto a esse aluno que ainda não lê ou escreve convencionalmente.
Para dinamizar nosso trabalho de acompanhamento, foi proposto que aos professores que realizassem uma sondagem diagnóstica, já que na Avaliação da Aprendizagem esse aluno  que  não lê ou escreve convencionalmente  não teria condições de realizar essa avaliação. Para tanto, trabalhamos neste encontro os procedimentos necessários para a lista. O material utilizado neste encontro foi postado neste blog e entregue a cada unidade escolar  um CD contendo todo o material da OT, como também o material de "Aceleração"  e um material de apoio.

No 2º encontro, o foco foi  o acompanhamento das ações que  os participantes tiveram condições de realizar na Unidade Escolar, fossem referentes à socialização junto a seus pares (coletivo) e revisitar alguns procedimentos equivocados - que e é plenamente justificável considerando a formação acadêmica da maioria dos professores de Língua Portuguesa. Utilizando devolutiva dos professores que vieram  no encontro anterior fizemos análise e discutimos o que poderíamos melhorar. Exibimos vídeos pertinentes ao conteúdo e deixamos com Trabalho Pessoal, a leitura de um artigo  de Onaide Schwartz Mendonça e outros, da    Faculdade de Ciências e Tecnologia – Departamento de Educação
UNESP/Presidente Prudente: “COORDENADORIA DE ESTUDOS E NORMAS PEDAGÓGICAS”. Ciclo Básico em jornada única: uma nova concepção de trabalho pedagógico. São Paulo: SE/CENP, 1988, p. 11-37, v. 1. "Escrita: contribuições, equívocos e consequências" para a alfabetização.

Segue material utilizado e/ou disponibilizado aos participantes:
  1. Pauta;
  2. Leitura compartilhada com o objetivo de acionar as estratégias de leitura. No 1º encontro fizemos   a mesma estratégia, mas utilizando um conto ( linguagem verbal). Desta vez, optamos por fazer uso de um texto também narrativo, que utilizasse somente a linguagem não verbal, considerando   que  essa estratégia se constituisse em  boa situação de aprendizagem não somente com os 6ºs anos, mas com  todas as séries e anos da Educação Básica;
  3. Textos de Apoio:  "O caminho para alfabetizar",  !"Psicogênese da Língua Escrita: contribuições, equívocos e consequências para a alfabetização',
  4. "Alfabetizar e avaliar";
  5. Dois pequenos vídeos da série  Grandes Diálogos Revista Nova Escola
Até o próximo encontro em setembro.
Bom trabalho!


 





     




              

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DITADO INTERATIVO - PLANO DE AULA

SUGESTÃO DE LEITURA COMPARTILHADA