Material do 2º Encontro de Alfabetização e Letramento nos 6ºanos
Nos dias 8 e 9 de junho realizamos nosso 2º
encontro com os professores dos 6ºanos. O primeiro aconteceu no início de maio.
No 1º Encontro o foco foi o que a criança pensa
sobre a escrita. As prováveis hipóteses que ela constrói a sistema da
escrita. O objetivo foi subsidiar, apoiar e apresentar ao professor
especialista como a criança aprende., como constrói conhecimento do sistema
de base alfabética. A partir desse que ações e intervenções
pontuais planejar e desenvolver junto a esse aluno que ainda não lê ou
escreve convencionalmente.
Para dinamizar nosso trabalho de acompanhamento,
foi proposto que aos professores que realizassem uma sondagem diagnóstica, já
que na Avaliação da Aprendizagem esse aluno que não lê ou escreve
convencionalmente não teria condições de realizar essa avaliação. Para
tanto, trabalhamos neste encontro os procedimentos necessários para a lista. O
material utilizado neste encontro foi postado neste blog e entregue a cada
unidade escolar um CD contendo todo o material da OT, como também o
material de "Aceleração" e um material de apoio.
No 2º encontro, o foco foi o acompanhamento
das ações que os participantes tiveram condições de realizar na Unidade
Escolar, fossem referentes à socialização junto a seus pares (coletivo) e
revisitar alguns procedimentos equivocados - que e é plenamente justificável
considerando a formação acadêmica da maioria dos professores de Língua
Portuguesa. Utilizando devolutiva dos professores que vieram no encontro
anterior fizemos análise e discutimos o que poderíamos melhorar. Exibimos
vídeos pertinentes ao conteúdo e deixamos com Trabalho Pessoal, a leitura de um
artigo de Onaide Schwartz Mendonça e outros, da
Faculdade de Ciências e Tecnologia – Departamento de Educação
UNESP/Presidente Prudente: “COORDENADORIA DE ESTUDOS E NORMAS PEDAGÓGICAS”. Ciclo Básico em jornada única: uma nova concepção de trabalho pedagógico. São Paulo: SE/CENP, 1988, p. 11-37, v. 1. "Escrita: contribuições, equívocos e consequências" para a alfabetização.
UNESP/Presidente Prudente: “COORDENADORIA DE ESTUDOS E NORMAS PEDAGÓGICAS”. Ciclo Básico em jornada única: uma nova concepção de trabalho pedagógico. São Paulo: SE/CENP, 1988, p. 11-37, v. 1. "Escrita: contribuições, equívocos e consequências" para a alfabetização.
Segue material utilizado e/ou disponibilizado aos participantes:
- Pauta;
- Leitura compartilhada com o objetivo de acionar as estratégias de leitura. No 1º encontro fizemos a mesma estratégia, mas utilizando um conto ( linguagem verbal). Desta vez, optamos por fazer uso de um texto também narrativo, que utilizasse somente a linguagem não verbal, considerando que essa estratégia se constituisse em boa situação de aprendizagem não somente com os 6ºs anos, mas com todas as séries e anos da Educação Básica;
- Textos de Apoio: "O caminho para alfabetizar", !"Psicogênese da Língua Escrita: contribuições, equívocos e consequências para a alfabetização',
- "Alfabetizar e avaliar";
- Dois pequenos vídeos da série Grandes Diálogos Revista Nova Escola
Bom trabalho!
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