Atividade de alfabetização

 Segue uma sugestão de atividade para alunos  que não leem ou escrevem com autonomia.

Sugestões e orientações metodológicas.

Professor:
  1. Converse com seus alunos e veja se eles conhecem palavras que mudando uma letra muda-se a palavra e seu sentido
  2. Caso seja necessário  escreva na lousa alguns exemplos: cola,bola/ mala, bala
  3. Verifique se eles podem colaborar dando outros exemplos
  4. Explique sobre a atividasde que irão realizar. Fale sobre os objetivos da mesma.
  5. Nome da atividade: Uma letra muda tudo:
  6. Organização dos alunos para realização da atividade: em duplas
  7. Alunos realizam a atividade e socializam

 Outra sugestão para a realização da atividade:
  • Acompanhe a leitura que o professor fará e complete o poema com as letras que faltam.
  • Leia as palavras a seguir, com a ajuda do professor.
  • Circule a letra que é diferente em cada dupla de palavras.
  • A troca da letra em cada dupla mudou:
( ) Apenas a pronúncia da palavra 
( ) Apenas o sentido da palavra 
( ) A pronúncia e o sentido da palavra
Atividade adaptada  do site:
http://www.atividadeeduca.com/2014/08/atividades-de-alfabetizacao-1-ano.html


Lembre-se  que ao propor uma atividade, valorize os saberes de seus alunos, veja o que ele sabe sobre o tema, deixe claros os objetivos da atividade  e quais os  procedimentos e/ou encaminhamento.


Que tal, solicitar que descubram mais exemplos semelhantes. (pode ser feito no coletivo e para auxiliar os alunos que ainda não leem, e escrevem com autonomia).

Escreva na lousa os exemplos que os alunos forem dando.  
     Quando o professor escreve na lousa, na frente de seus alunos, ele oferece a oportunidade do aluno aprender:

  •        Que a escrita representa a fala, pois o que se é dito pode ser escrito,

  • A linguagem escrita é diferente da utilizada na oralidade.

  •       Para alunos que ainda não fazem a relação da letra (grafema) com o som (fonema), mostra aos alunos esta relação.
 
Ofereça oportunidades dos alunos socializarem  o que fizeram e o modo desta socialização depende de como os alunos foram organizado. Faça a sistematização após a socialização.
São passos simples, mas que colaboram para que o aluno não seja um mero receptor e realizar de modo automático a atividade. 
Se tiverem outro encaminhamento, divulgue em nosso blog,
Como? Enviando  para o e-mail: sch61.deosasco@gmail.com
 Atividades de Alfabetização 1 ano - Uma letra muda tudo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DITADO INTERATIVO - PLANO DE AULA

SUGESTÃO DE LEITURA COMPARTILHADA