PROFESSORES DA EJA - CURSOS ESTUDAR TAMBÉM SE APRENDE E






Olá, professor! Olá, professora! Sejam bem-vindos ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do curso Estudar: como se aprende?

Este curso, em modalidade EAD, é oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo para professores da rede estadual e municipal de ensino que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ministram aulas no Ensino Fundamental, Anos Finais. Os cursos na modalidade EJA organizam-se da seguinte forma: 

EJA de presença obrigatória - cursos semestrais oferecidos em classes das escolas da rede regular de ensino, com duração de 2 anos para o Ensino Fundamental - Anos Finais (quatro termos) e 1 ano e meio para o Ensino Médio (três termos). Para a matrícula inicial, o estudante deve ter idade mínima de 15 anos (Ensino Fundamental) e 18 anos (Ensino Médio). 

EJA de presença flexível - cursos oferecidos nos CEEJA - Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos. A matrícula é por disciplina e pode ser realizada em qualquer época do ano. O estudante deve ter idade mínima de 18 anos para a matrícula inicial (EF ou EM) e, uma vez matriculado, recebe material didático e roteiros de estudos. Ao longo do curso, poderá comparecer ao CEEJA quantas vezes forem necessárias para receber orientações, tirar dúvidas com os professores, frequentar oficinas ou palestras desenvolvidas pela instituição e realizar as avaliações parciais e finais¹
Ao longo do curso, revisitaremos o portal http://www.ejamundodotrabalho.sp.gov.br/, sobretudo o material didático utilizado nas aulas ─ os Cadernos do Estudante e do Professor, os vídeos de apoio ─ e focalizaremos a ferramenta Professor On-Line, ─ disponível a partir de 2015 para os estudantes.Trata-se de uma ferramenta que permite ao estudante fazer perguntas sobre o material didático a serem respondidas por especialistas nas diferentes disciplinas. 
Convidamos você a conhecer como funciona essa ferramenta e como é possível sugerir ao estudante que a utilize também para receber orientações de estudos e aprender a estudar. O seu trabalho com o estudante é insubstituível e esta ferramenta pode ser mais um aliado à sua prática docente. 


Desejamos que você tenha um ótimo curso!​

¹ No contexto do "Estudar: como se aprende?”, estes dois tipos de curso da modalidade EJA podem ser referidos, respectivamente, como "EJA presencial” e "EJA semi-presencial”.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DITADO INTERATIVO - PLANO DE AULA

SUGESTÃO DE LEITURA COMPARTILHADA