O “Dia Nacional da Matemática” está chegando!


Que tal  aproveitar esse momento e divulgar  a  importância da Matemática através de sua história, de sua importância, de sua articulação, seu diálogo  com nosso cotidiano.
 


A MATEMÁTICA É PARA SEMPRE!
Eduardo Sáenz de Cabezón

Com humor e charme, o matemático Eduardo Sáenz de Cabezón responde a uma pergunta que tem assolado os cérebros de alunos entediados em todo o mundo: Para que serve a matemática? Ele mostra a beleza da matemática como a espinha dorsal da ciência - e mostra que os teoremas, não os diamantes, são para sempre. Em espanhol, com legendas em inglês.

Math is forever

Eduardo Sáenz de Cabezón

With humor and charm, mathematician Eduardo Sáenz de Cabezón answers a question that’s wracked the brains of bored students the world over: What is math for? He shows the beauty of math as the backbone of science — and shows that theorems, not diamonds, are forever. In Spanish, with English subtitles.


“Seres humanos desenvolvem ideias matemáticas, entre outras, quando elaboram atividades culturais e pensam sobre as mesmas. A produção de conhecimentos matemáticos ocorre em todas as culturas humanas. Esse é um dos elementos constitutivos do paradigma da Etnomatemática. Cada cultura e subcultura desenvolvem a sua própria Matemática, de certa maneira específica. A Matemática não é um produto de uma esfera cultural particular, mas uma experiência humana comum a todos os povos.” (Gerdes, 2002, p. 222)

“O cotidiano das pessoas está impregnado dos saberes e fazeres próprios da cultura e a todo instante, indivíduos estão comparando, classificando, quantificando, medindo, explicando, generalizando, inferindo e, de algum modo, avaliando, usando os instrumentos materiais e intelectuais que são próprios à sua cultura.” (D’Ambrósio)

“Ao caminhar a discussão para a possibilidade de se fazer Educação através da Matemática durante as aulas, entendo que o Currículo de Matemática também colabora com o desenvolvimento de capacidades de matematizar situações reais, codificá-las adequadamente, de maneira a permitir a utilização de técnicas e resultados conhecidos em outro contexto.” (D’Ambrósio)

 (Colaboração do Professor Vanderley- EFAP)

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