sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Orientações para o planejamento dos 3 primeiros dias de aula em 2017 e cronograma

Professores, Professores Coordenadores, Diretores


Estamos no final de 2016... mas orientações para 2017 estão chegando.
Este ano, elas estão organizadas de modo a atender o calendário previsto para os três primeiros dias do ano letivo.

Para subsidiar e apoiar esse período foram exibidas 3 Videoconferências: dias 06/12; 12/12 e a ultima dia 15/12/2016.

A primeira VC teve como foco: 
  1. Retomar a importância do currículo considerando que, em torno de seus princípios orientadores é que se constituem orientações básicas para o trabalho do professor em sala de aula, cursos de formação continuada são oferecidos aos professores e gestores buscando atualização profissional mantendo uma base comum de conhecimentos, habilidades e competências considerando a diversidade dos alunos e das especificidades de cada unidade escolar.
  2. Acolhimento dos alunos na 1ª semana de aula em 2017.
  3. Valorização dos alunos enquanto protagonistas no processo de construção de seus conhecimentos e construtor de sua própria história.
  4. Cronograma para 2017.
  5. Orientações para esses três primeiros dias de aula.
  6. Elaboração de plano de ação para esse momento (o que priorizar, considerando os resultados do desempenho dos alunos detectado a partir da análise dos indicadores de desempenho das AAP, do /SARESP/ e as da Escola).
  7. Estabelecer prioridades
  8. Orientações de como realizar este planejamento.
  9. Material para este planejamento será enviado pela SEE/SP.
  10. Informes gerais sobre as dúvidas pertinentes a este momento ajustes ao novo contexto financeiro. 
A segunda Videoconferência de 12-12-2016 teve como foco: 
  1. Institucionalizar o acolhimento na Rede, já que muitas escolas já o realizam.
  2. Orientar com relação aos 3 primeiros dias de aula.
  3. A importância de mobilizar toda a comunidade, grêmio, pais,
  4. Pais e alunos se sentirem "pertencentes” ao espaço escolar.
  5. Depoimentos de algumas Diretorias sobre ações semelhantes já realizadas.
  6. Aspectos a serem considerados neste momento de integração. Documento orientador já enviado às unidades escolares, via circular. 

A terceira Videoconferência de 15-12-2016 teve como foco: 

Esta VC teve como objetivo compreender e analisar os indicadores de desempenho das Avaliações: AAP/SARESP e da própria unidade escolar.

  1. O que foi trabalhado em 2016?
  2. O que os indicadores apontam?
  3. Quais as habilidades que os alunos ainda apresentam muitas dificuldades. Frente aos resultados desta análise o que e como trabalhar em fevereiro de 2017.
  4. Refletir sobre o que foi trabalhado? O que deu certo? E o que não deu?
  5. Estabelecer o Plano de ação com este olhar estabelecendo:
    •  O que priorizar? 
    • O que retomar?
    • O que complementar? 
    • O que aprofundar?
    •  
  • Identificado estes aspectos da análise realizada, verificar: 
    • O que os alunos precisam saber.
    • O que os professores precisam saber.
    • Elaborar ações para sanar ou minimizar essas dificuldades.
  • Depoimentos de PCNP e Supervisores


Aguardem novos documentos orientadores. 

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