sábado, 27 de janeiro de 2018

1ª Orientação Técnica na DE Osasco


A Orientação Técnica realizada no dia 25 de janeiro, deste ano, teve como objetivo principal apoiar e subsidiar as ações do Professor Coordenador para o início do ano letivo de 2018, tendo como referência  as sugestões e orientações oriundas  dos documentos enviados  Às Diretorias do Estado de São Paulo. O foco foi o acolhimento aos novos alunos, alunos já matriculados de anos anteriores, professores, funcionários, ou seja, todos os envolvidos no processo ensino aprendizagem. A Reunião contou  59 participantes e teve início com uma dinâmica de acolhimento que visava a interação, que em seu primeiro momento. Em  teve uma breve apresentação (nome, escola e uma palavra relacionada ao atual momento). Em seguida foi feito a leitura de um conto sufista "As longas colheres). Considerando que em uma atividade de leitura em voz alta é importante que o leitor  saiba o autor ou origem do texto(condições de produção),  qual o objetivo.  Enfim, uma breve contextualização. ( condições de produção do texto, de circulação e  recepção do mesmo).Após um breve comentário abordando esses aspectos interacionais, foi realizada  a leitura do texto. No segundo momento, foram formados subgrupos, onde cada grupo recebeu uma folha de papel  colorset colorido e teriam que  desenhar, recortar uma mão, colocar uma mensagem e colar em um tronco de árvore colado em uma parede. Foi uma dinâmica leve, tranquila e os resultados foram ótimos( interação,  respeito, colaboração foram observadas durante este processo). A finalização da dinâmica foi a formação de uma árvore.

    Após o término, foi feito pela  Dirigente  a leitura compartilhada do  Comunicado SE s/n, de 15-1-2018 – Início do Ano Letivo 2018, publicado no DOE  16/01/18 – EXECUTIVO – SEÇÃO 01 – Pág. 47/48,  que tem como assunto o Início do Ano Letivo 2018, destinado aos educadores.

https://drive.google.com/file/d/0B65xmAIB-Kr6R1pxVjlRNUV3NjBrS09Za0lzTkdJSmVZQ2pn/view



       

Comunicado  traz  um conjunto de sugestões e recomendações relativas às providências preliminares à realização do 1º dia de aula e ao cotidiano escolar ao longo do
ano, com a finalidade de recepcionar os alunos da rede escolar
e assegurar-lhes convívio tranquilo, com atividades escolares ajustadas às suas necessidades.

De modo sistematizado apresenta sugestões e recomendações agrupadas por tema, visando melhor entendimento.

1.INÍCIO DO ANO LETIVO
Informa que o ano letivo terá início no dia 1º-2-2018 em  toda a Rede
Escolar e sugere às equipes gestoras um planejamento de atividades interativas e culturais, para acolhimento aos estudantes, pais, professores e funcionários, com especial atenção aos novos integrantes. O Comunicado traz  também envolver os estudantes, assuntos que merecem ser informados aos pais/responsáveis  e sugestões de procedimentos para a abordagem dos mesmos. Enfim, apresenta orientações e sugestões  que favoreçam ao estabelecimento de um convívio harmonioso, de coparticipação e pertencimento.

2. PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
De modo pontual, o comunicado apresenta sugestões , orientações procedimentos que envolvem o cotidiano escolar, suas rotinas, suas demandas pedagógicas, educacionais, físicas, administrativas para o Planejamento escolar e o funcionamento da Unidade Escolar:

  • Cumprimento do Regimento Escolar;
  • Classificação/reclassificação de alunos; 
  • cumprimento dos prazos do calendário escolar; 
  • considerar a importância dos resultados da AAP e das demais avaliações na elaboração do Plano de Ações,  o seu conteúdo, seus objetivos, e as articulações das ações, formas de acompanhamento, registros, os prazos;
  • projetos de recuperação ( contínua preferencialmente); 
  • Plano de Trabalho das ATPC; 
  • divulgação de práticas bem sucedidas; 
  • a otimização do uso  materiais didáticos; 
  • a inclusão; atendimento especializado; 
  • as escolas vinculadoras de classes em funcionamento nas Unidades de Internação da Fundação CASA e penitenciárias; registros  e documentação; reposição de aulas; procedimentos na ausência do professor regular...
Enfim, um rol orientador, norteador para as demandas das unidades escolares em suas diferentes e complexas dimensões.

Segue o PPT utilizado na Reunião.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nossa própria avaliação.