Sugestão da Semana: Como trabalhar leitura para que ela seja significativa e desenvolva habilidades leitoras


Estratégias de Leitura

Quando se fala dos índices das avaliações em larga escala ou nas avaliações os resultados têm mostrado  que um dos grandes desafios posto aos professores é formar leitores competentes, ou seja aquele que não só decodifica, mas compreende e interpreta. 

A leitura só ocorre quando se atribui significado ao que é lido, independente da linguagem utilizada: seja ela verbal (quando se utiliza  letra, palavras, parágrafos...) e linguagem não verbal (quando a comunicação ocorre por meio de desenhos, imagens, infográficos ...). Ou quando essas duas linguagens aparecem se articulando em um texto (muito frequente em jornais, título de livros, propagandas, HQ,  tirinhas, charge...) 

Para  saber um pouco mais sobre como promover uma leitura significativa e investir nas proficiências ou comportamentos leitores, uma boa dica é ler  o livro de Isabel Solé,  "Estratégias de leitura", que apresenta estratégias de procedimentos antes, durante e depois da  leitura de um texto: do mais simples aos mais complexos. E o mais interessante e importante: é bem-vindo para todo o Professor, independente de sua disciplina. Vale a pena ler e investir nestas estratégias.

 Quer saber mais: Veja os vídeos:
1.  ESTRATEGIA DE LECTURA   EDUCACIÓN PRIMARIA    Primer proyecto terminado





https://youtu.be/VKbD0mDWSac    -  Niveles de Leitura com Isabel Solé






 https://youtu.be/9c6QLzuKMx4 - 





  https://youtu.be/unmRNBizsvc                   Isabel Solé


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DITADO INTERATIVO - PLANO DE AULA

SUGESTÃO DE LEITURA COMPARTILHADA