Caminhos da Reescrita no Gênero Artigo de Opinião







Aspectos da seleção lexical na reescrita escolar de
Artigo de opinião





EE Rosa Bonfiglioli
Prof.ª Cristiane de Carvalho
Coautoras: Edna Aparecida Cabral e Maria das Graças R. Fernandes. (Sala de Leitura)


A professora Cristiane de Carvalho, da EE. Rosa Bonfiglioli, elaborou essa Sequência Didática em parceria com as professoras da Sala de Leitura: professoras Edna Aparecida Cabral e Maria das Graças R. Fernandes.
Esta Sequência Didática voltada para a reescrita enquanto um processo de refaçção[1] a partir da produção de um artigo de opinião propôs a reflexão acerca dos aspectos discursivos, textuais e linguísticos no processo de reescrita escolar de artigos de opinião. Além disso, discutir, analisar e explorar na prática e no uso social a função da seleção lexical.
No processo de reescrita, sabe-se que mesmo quando se exige a releitura, muitos alunos não conseguem identificar seus erros, e quando o fazem se atém aos aspectos visíveis: os problemas ortográficos e de acentuação.
Para atingir os objetivos propostos a professora elaborou atividades e exercícios que disponibilizassem instrumentos linguísticos onde o aluno pudesse revisar seu texto. Desse modo ao se distanciar de seu próprio texto o aluno pode atuar sobre sua a produção escrita criticamente.



[1] Segundo PCNs de Língua Portuguesa, a refacção faz parte do processo de escrita: durante a elaboração de um texto, se releem trechos, se reformulem passagens. Um texto pronto será quase sempre produto de sucessivas versões. (PCNs-LP. 1998. Página77)



















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DITADO INTERATIVO - PLANO DE AULA

SUGESTÃO DE LEITURA COMPARTILHADA