Sequência Didática e Atividades de aprendizagem foram o  conteúdo  desenvolvido em Encontro de ATPC (Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo) na Unidade Escolar “Educador Paulo Freire", da Diretoria de Ensino da Região de Osasco. 
O objetivo desse tema foi  atender uma demanda proposta por uma das professoras da escola. E, após contato com o trio gestor considerou-se  que seria interessante e importante que o mesmo fosse conteúdo de uma ATPC, pois um número mais significativo de professores, de diferentes disciplinas poderiam se beneficiar  em suas com esse tema, já que é pertinente a todas as disciplinas. Após a etapa inicial (colocação ao grupo de professores participantes a justificativa e objetivos desse  conteúdo e entrega da pauta), foi verificado o  conhecimento prévio dos professores sobre as  Modalidades Organizativas e as atividades previstas foram sendo desenvolvidas, buscando no primeiro momento um breve histórico sobre SD e o olhar de alguns autores sobre a mesma. Numa relação dialética  o tema foi se desenvolvendo sempre buscando relacioná-lo com o Currículo Oficial, as crenças do professor e suas implicações na "práxis". No segundo momento,  foi abordado a SD e as Situações de Aprendizagem. Após a sistematização, algumas dúvidas sobre o tema abordado e outras pertinentes ao cotidiano escolar, ATPC foi encerrada. Deixamos com os Professores Coordenadores da Unidade Escolar, modelos de boas SD e textos para subsidiar ações desses profissionais junto aos professores como objetivo de investir na formação continuada de seus professores.











Referências Bibliográficas



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DITADO INTERATIVO - PLANO DE AULA

SUGESTÃO DE LEITURA COMPARTILHADA