As dificuldades dos alunos no processo de aprender ler e escrever - Textos para estudo- reflexão e discussão

Aos professores
O texto “Reflexões sobre a alfabetização: conhecimento e desafios para a introdução ao mundo letrado”, de Ana Rosa de Oliveira, Gina Sanchez e Vera Lúcia Messias Fialho Capellini na busca de respostas para os questionamentos sobre as dificuldades encontradas no processo de ensinar a ler e escrever (alfabetização), principalmente nos anos iniciais do ensino Fundamental.  Questionamentos como:: de onde surgem essas dificuldades? Quais são as causas dessa crescente deficiência? De quem é a culpa desse fracasso: da família, da escola, do espaço social no qual o aluno está inserido? Dos métodos usados? Da idade de ingresso da criança na Educação Básica. Assim este primeiro texto pretende proporcionar uma reflexão aos estudiosos e educadores
 Envolvidos com o processo da alfabetização de forma a trazer contribuições de melhorias ao quadro atual do processo da alfabetização, discutindo suas principais dificuldades. Vale a pena ler ...talvez encontre não as respostas mas caminhos para este desafio. 
https://www.yumpu.com/pt/document/view/13443229/a-eficiencia-do-metodo-sociolinguistico-acervo-digital-da-unesp




O texto 2, “A Eficiência do Método Sociolinguístico: uma nova proposta de alfabetização”. aborda  o resultado das pesquisas recentes que têm apontado o fracasso da alfabetização no Brasil e o questionamento dos métodos utilizados. Nesse sentido, procura atender à demanda urgente de resultados de pesquisas com propostas práticas que visam contribuir com ideias e soluções capazes de alfabetizar com qualidade crianças da escola pública. Trata-se de proposta fundamentada na sociolinguística e na psicolinguística que organiza o trabalho docente com o objetivo de alfabetizar letrando. Parte da realidade do aluno, desenvolvendo e valori­zando a sua oralidade por meio do diálogo, trabalha conteúdos específicos da alfabetização e utiliza atividades adequadas às hipóteses dos níveis descritos na psicogênese da língua escrita. Desenvolve, ainda, a leitura de textos significativos de diferentes gêneros, interpretação e produção textual.

https://www.yumpu.com/pt/document/view/13443229/a-eficiencia-do-metodo-sociolinguistico-acervo-digital-da-unesp




Vale a pena conferir!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DITADO INTERATIVO - PLANO DE AULA

SUGESTÃO DE LEITURA COMPARTILHADA