COMENTÁRIOS  SOBRE O NOSSO ENCONTRO DA AVALIAÇÃO EM PROCESSO, REALIZADA NO DIA 14 DE AGOSTO DE 2012.


 

Uma das atividades foi a análise de uma questão da Prova de Língua Portuguesa e a situação problema estava em dar conta de 3 questões (no anexo 1)

Os encaminhamentos para essa análise foram:

·         Em pequenos grupos analisar a questão abaixo, e discutir o desempenho dos alunos apontando as possíveis causas desse resultado.

·         Material utilizado: a questão nº 1- 7º ano EFII; dados do desempenho dos alunos (100 provas avaliadas DE OSASCO) e anexo1.

·         Segue o material utilizado e a conclusão da discussão e socialização (SEGUNDO MINHAS ANOTAÇÕES E OBSERVAÇÕES)



DADOS DESEMPENHO
 

 
 
MODELO DO ANEXO 1
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

SÍNTESE DA SOCIALIZAÇÃO DOS COMENTÁRIOS
1.      A questão apresenta dificuldades para o aluno chegar à alternativa correta, pois o texto (enunciado ao lado direito da árvore, em pequenas letras).
 “A preservação do meio ambiente começa nas pequenas ações. PRESERVE”.
provavelmente confundiu o aluno, induzindo-o a concluir que a 1 alternativa, já que ela apraticamente remete a esse enunciado.  O aluno se ateve mais a esse enunciado do que ao cartaz como um todo. Desconsidera os demais recursos gráficos.

1.      A questão exige um conhecimento, um repertório mental, que nosso aluno ainda não construi (ou não tem constituido) è uma boa questão para o EM.
 
2.      A questão é contraditória, pois aponta na alternativa C, mas ao mesmo tempo coloca um cartaz no tronco.

não ferir os troncos das árvores pode ser uma ação de preservação do meio ambiente”
Obs: aqui foi desconsiderado,  pelo aluno, que “os troncos”- é plural e têm um caráter semântico mais amplo, ao contrário, se fosse utilizado no singular, aí sim teria um caráter mais pontual e faria referência ao tronco do cartaz. ( obs. minha)

3.      Para dar conta dessa atividade nosso aluno precisa desenvolver uma competencia leitora mais profunda.
      - Nosso aluno em muita dificuldade em fazer inferências.
      - Ele se concentra muito pouco.
 
4.      O que o professor precisa saber para que o aluno deenvolva essa competencia: é muito complicado, pois os alunos têm dificuldades para se concentrarem, não “tem pré-requisitos; conhecimentos prévios” para fazer essa leitura.
 
5. Foi sugerido que o professor tenha mais encontros de formação e de estudos. (na  avaliação)
 
Professor Participante da Orientação técnica: faça seu comentário. Acrescente mais comentários sobre essa OT.
 
DÊ sugestões para que o aluno avance em seu processo de ensino e aprendizagem. 

 
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DITADO INTERATIVO - PLANO DE AULA

SUGESTÃO DE LEITURA COMPARTILHADA