PROFESSOR :

OUTRA SUGESTÃO PARA  UMA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM COM O OBJETIVO PONTUAL
DESEMPENHO DE NOSSOS ALUNOS - AVALIAÇÃO PROCESSUAL/2012 - SARESP

 


H 15 – Estabelecer relações entre segmentos de um texto, identificando o antecedente de um pronome relativo ou o referente comum de uma cadeia de substituições lexicais. (GII).





Tema 3 – Reconstrução da Textualidade
Causo 2
E dizem por aí que ali havia um tesouro, escondido na casa de um velhinho todo mequetrefe.
Uma vez por mês, o velhinho, que estava nas últimas, se levantava da cama e ia receber a pensão.
Aproveitando a ausência, alguns ladrões, vindos de Montevidéu, invadiram a casa.
Os ladrões buscaram e buscaram o tesouro em cada canto. A única coisa que encontraram foi um baú de madeira, coberto de trapos, num canto do porão. O tremendo cadeado que o defendia resistiu, invicto, ao ataque das gazuas.
E assim, levaram o baú. Quando finalmente conseguiram abri-lo, já longe dali, descobriram que o baú estava cheio de cartas. Eram cartas de amor que o velhinho tinha recebido ao longo de sua longa vida.
Os ladrões iam queimar as cartas. Finalmente, decidiram devolvê-las. Uma por uma. Uma por semana.
Desde então, ao meio dia de cada segunda-feira, o velhinho se sentava no alto da colina. E lá esperava que aparecesse o carteiro no caminho. Mal via o cavalo, gordo de alforjes, entre as árvores, o velhinho desandava a correr. O carteiro, que já sabia, trazia sua carta nas mãos. E até São Pedro escutava as batidas daquele coração enlouquecido de alegria por receber palavras de mulher.
Eduardo Galeano. O livro dos abraços. Porto Alegre, L&PM, 1991.

Em “Os ladrões buscaram e buscaram e buscaram o tesouro em cada canto. A única coisa que encontraram foi um baú de madeira, coberto de trapos, num canto do porão. O tremendo cadeado que o defendia resistiu, invicto, ao ataque das gazuas.” O pronome o em destaque substitui qual palavra?
a)    Ladrões;
b)    Cadeado;
c)    Baú;
d)    Porão.


Recomendações:
Professor, para que o aluno seja capaz de estabelecer relações de coesão - como no texto acima – onde ele precisa compreender que o pronome o retoma o vocábulo que antecede “baú”, é imprescindível trabalhar com atividades que favoreçam a compreensão do texto por meio de atividades nas quais o aluno tenha condições de (re) construir o caminho percorrido durante a trajetória textual, de modo a estabelecer as relações que foram marcadas no texto, introduzidas por meio de repetições ou elipse. 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DITADO INTERATIVO - PLANO DE AULA

SUGESTÃO DE LEITURA COMPARTILHADA