MATRIZ CURRICULAR = HABILIDADE 34



HAB.34- Organizar os episódios principais de uma narrativa literária na  sequência lógica. (GII)        
Tema 6: Compreensão de textos Literários

PROFESSOR:    

ESTA É UMA DAS HABILIDADES QUE OS ALUNOS AINDA TÊM  DIFICULDADES E  CUJO DESEMPENHO   É AINDA ABAIXO DO BÁSICO, OU SEJA, AINDA PRECISAMOS TRABALHAR ESSA HABILIDADE JUNTO AOS NOSSOS ALUNOS.

SEGUE ABAIXO UMA CRÔNICA    COM  SUGESTÕES METODOLÓGICAS   PARA AÇÕES PEDAGÓGICAS JUNTO AOS ALUNOS   - NA SALA DE AULA


A velha contrabandista”
Stanislaw Ponte Preta
       Diz que era uma velhinha que sabia andar de lambreta. Todo dia ela passava pela fronteira montada na lambreta, com um bruto saco atrás da lambreta. O pessoal da Alfândega - tudo malandro velho - começou a desconfiar da velhinha.         Um dia, quando ela vinha na lambreta com o saco atrás, o fiscal da Alfândega mandou ela parar. A velhinha parou e então o fiscal perguntou assim pra ela:
- Escuta aqui, vovozinha, a senhora passa por aqui todo dia, com esse saco aí atrás. Que diabo a senhora leva nesse saco?
A velhinha sorriu com os poucos dentes que lhe restavam e mais outros, que ela adquirira no odontólogo, e respondeu:
            - É areia!
            Aí quem sorriu foi o fiscal. Achou que não era areia nenhuma e mandou a velhinha saltar da lambreta para examinar o saco. A velhinha saltou, o fiscal esvaziou o saco e dentro só tinha areia. Muito encabulado, ordenou à velhinha que fosse em frente. Ela montou na lambreta e foi embora, com o saco de areia atrás.
Mas o fiscal ficou desconfiado ainda. Talvez a velhinha passasse um dia com areia e no outro com muamba, dentro daquele maldito saco. No dia seguinte, quando ela passou na lambreta com o saco atrás, o fiscal mandou parar outra vez. Perguntou o que é que ela levava no saco e ela respondeu que era areia, uai! O fiscal examinou e era mesmo. Durante um mês seguido o fiscal interceptou a velhinha e, todas às vezes, o que ela levava no saco era areia.
            Diz que foi aí que o fiscal se chateou:
- Olha, vovozinha, eu sou fiscal de alfândega com 40 anos de serviço. Manjo essa coisa de contrabando pra burro. Ninguém me tira da cabeça que a senhora é contrabandista.
- Mas no saco só tem areia! - insistiu a velhinha. E já ia tocar a lambreta, quando o fiscal propôs:
- Eu prometo à senhora que deixo a senhora passar. Não dou parte, não apreendo, não conto nada a ninguém, mas a senhora vai me dizer: qual é o contrabando que a senhora está passando por aqui todos os dias?
- O senhor promete que não "espáia"? - quis saber a velhinha.
- Juro - respondeu o fiscal.
- É lambreta.
................................................................................................
O texto de Stanlislaw Ponte Preta é uma crônica onde o autor  através de uma sequência cronológica progressiva  atrai os leitores pela surpresa com qual finaliza sua crônica( pelo inesperado).
Para o professor, É RELEVANTE, propor atividades com textos literários de forma a chamar a atenção dos alunos para a sequencia narrativa. Compreender que a mesma apresenta uma progressão dos fatos. Nesse caso, estão dispostas em ordem cronológica. Embora não seja sempre desse modo em textos literários.
Uma série de perguntas pode ajudar, favorecer a compreensão de como o autor dispõem os fatos/acontecimentos e em que ordem estão postos na narrativa.
Através de uma leitura compartilhada o professor contribui para a compreensão do sentido. Importante destacar que nessa atividade todos os alunos deverão ter o texto em mãos. Nesse caso, preferencialmente, sem a última frase , pois o professor pode explorar as várias hipóteses que o aluno construiu, pensou, para a resposta da velhinha.

Outra proposta para favorecer a compreensão, logo após a leitura da crônica que o aluno identifique no texto:
·         Qual era a rotina da velhinha ( ou da personagem principal)?
·         Por que o fiscal rodoviário desconfiou da velhinha?
·         Qual foi a atitude  do fiscal rodoviário frente a essa desconfiança?
·         Qual foi a justificativa que a velhinha deu? O que ele fez? Ele se convenceu?   Procure no texto o porquê para justificar sua resposta.
·         Por quanto tempo o fiscal rodoviário ficou de “olho” na velhinha?
·         Como ele convenceu a velhinha a contar seu segredo.
Professor: Lembre-se voltar ao texto, quantas vezes for necessário, é uma ótima estratégia para a garantir uma leitura significativa.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DITADO INTERATIVO - PLANO DE AULA

SUGESTÃO DE LEITURA COMPARTILHADA