SUGESTÕES PARA ATIVIDADES JUNTO AOS ALUNOS


                
                                                 
                           


“As linguagens nascem e evoluem nas práticas sociais e permeiam todas as experiências e necessidades da vida em sociedade e da interação humana”.
Assim, para que ocorra a construção de conhecimentos,
a escola tem um papel fundamental: 
criar condições para que o trabalho com diferentes linguagens ocorra
e seja capaz de mobilizar 
o desenvolvimento das capacidades
 de percepção de si, do outro e do mundo.”
(adaptação do material enviado pela SEE/CGEB –
Orientações para os primeiros dias letivos 2013. (p28)

Essa síntese é voltada para subsidiar as ações dos profissionais da educação nas unidades escolares em relação aos primeiros dias do ano, orientando quanto ao diagnóstico necessário, bem como procedimentos e atividades para o início do ano.

1.      Diagnóstico inicial: a sua importância, procedimentos e registros.
No blog http://escolaeletramento.blogspot.com.br/ há sugestões de orientações referentes à sondagem para alunos que ainda não escrevem convencionalmente e para os alunos que escreve com muitas dificuldades.

O link http://lereescrever.fde.sp.gov.br/Home.aspx, no item “materiais para download” também contempla conhecimentos matemáticos e sugestões de atividades que poderão ser utilizadas nos primeiros dias letivos de 2013. Para o Ensino Fundamental II sugerimos adaptações.

1.      Aspectos a serem considerados:

·                     O professor deve priorizar ao organizar ambientes de ensino/aprendizagem e ações pedagógicas com o objetivo de promover o desenvolvimento de indivíduos que possam protagonizar procedimentos comunicativos de forma articulada e produtiva nos contextos social, histórico e cultural.
·                     Nos primeiros dias de aula, o professor deve observar aspectos que favoreçam o conhecimento de seus alunos e suas necessidades a fim de elaborar seus planos de ensino e modo a contemplar/planejar retomadas ou avanços que sejam significativos. A intervenção do professor nesse momento é fundamental.
·                     Com relação à leitura: vale observar se o aluno compreende o que lê,
se é capaz de se expressar sobre o que lê,
se reconhece e diferencia os diversos suportes textuais e os gêneros textuais já estudados, quais relações o aluno estabelece com o texto literário.

·                              Com relação à escrita: verificar se escreve convencionalmente (saiba mais no blog, http://escolaeletramento.blogspot.com.br/).
se há marcas da oralidade,
se escolhe estrutura composicional adequada ao tipo de texto e ao objetivo proposto,
se há clareza e coerência em seu texto,
se consegue    utilizar adequadamente os elementos coesivos.

·                    Com relação      à prática de análise linguística: que busca a reflexão sobre o uso da língua sob dois aspectos:
o   a decisão sobre a melhor forma de registrar as ideias, de forma clara, coerente e coesa, sem erros ortográficos e de pontuação;
o   o outro diz respeito às classificações ou às referências às regras gramaticais.


No início do trabalho com essas turmas. É importante que o professor possa verificar se o aluno é capaz de:
  • interagir de modo produtivo em situações de intercâmbio oral, ou seja: ouvir com atenção, compreender as explicações, explicar, manifestar opiniões. Argumentar e contra argumentar. (sugestões de atividades que contemplam essa interação e favorecem boas situações de observação ao professor; roda de jornal, roda literária, leitura compartilhada, roda de conversa, propor conversas em torno de textos que ajudem os alunos a compreender e distinguir características da linguagem oral e da linguagem escrita, leitura diária pelo professor, pelo aluno, atividades coletivas, em pequenos grupos, em duplas ou individuais, momentos em que os alunos tenham que ler histórias, atividade de pesquisa, atividades de leitura com diferentes propósitos, atividades em que os alunos, após a leitura de um texto, comuniquem aos colegas o que compreenderam, etc.(saiba mais orientações com relação a estas sugestões no blog  http://escolaeletramento.blogspot.com.br/;

·         compartilhar a escolha de obras literárias, a leitura, a escuta, os comentários e os efeitos das obras lidas; (sugestões: ver acima).

  • planejar e realizar exposições orais, inclusive fazendo uso de textos escritos; sugestões de atividades que contemplam  essa interação e favorecem boas situações de observação ao professor; roda de jornal, em pequenos grupos, em duplas ou individuais, momentos em que os alunos tenham que ler histórias, atividade de pesquisa, atividades de leitura com diferentes propósitos, atividades em que os alunos, após a leitura de um texto, comuniquem aos colegas o que compreenderam, etc.(saiba mais orientações com relação a estas sugestões no blog  http://escolaeletramento.blogspot.com.br/;

·         Selecionar textos para leitura, de acordo com seus propósitos. (ler para estudar, ler por prazer, ler para fazer uma receita culinária,ler uma bula, etc.
·         Demonstrar certa autonomia ao buscar recursos para compreender ou superar dificuldades de compreensão durante a leitura;
·          Reescrever e/ou produzir textos escritos, utilizando a escrita convencional e considerando o contexto de produção; (sugestões de atividades que contemplam a reescrita: atividades, por meio da leitura pelo professor, tornando-os familiares, de modo a reconhecer as suas diferentes funções e organizações discursivas, atividades que possibilitem aos alunos produzir um texto oralmente com destino escrito, levando-os a verificar a adequação do escrito do ponto de vista discursivo, relendo em voz alta, levantando os problemas textuais; propor atividades nas quais o professor orienta os papéis de cada um: quem dita, quem escreve e quem revisa, alternadamente; garantir a produção de textos com a definição de leitor, o propósito e o gênero de acordo com a situação comunicativa, analisar textos de autores consagrados, com a orientação do professor, destacando aspectos interessantes no que se refere à escolha de palavras, recursos de substituição, de concordância e pontuação, marcas que identificam estilos, reconhecendo as qualidades estéticas do texto, propor situações nas quais os alunos possam planejar redigir rascunhos, reler, revisar e cuidar da apresentação do texto).

2.      LEMBRETES IMPORTANTES:

·         O planejamento deve ser direcionado à aprendizagem de todos, operacionalizando os conteúdos para todos.
·         Ser produto de uma discussão que envolva toda a comunidade escolar.
·         Acompanhar o desempenho constantemente com abertura para redirecionamentos.
·          Os professores, independente de sua disciplina devem manter o foco na leitura e na escrita.
·         O Coordenador Pedagógico tem papel fundamental para integrar os professores e garantir a troca de saberes entre eles.
·         O professor deve ter em mente que por melhor que seja o planejamento, ele precisa ser constantemente avaliado e estar aberto a revisões. Se não for assim, dificilmente, segundo os especialistas, o professor conseguirá atingir as metas determinadas no início do ano letivo.
·         Todo retorno dado pelos alunos, por meio de avaliações formais, trabalhos, apresentação ou perguntas feitas em classe, DEVE servir para rever o planejamento e para que o professor possa reavaliar o aprendizado que foi programado para o início do ano.
·         DICA: Professor mantenha uma agenda para anotar suas percepções ao longo das aulas, como quais as habilidades precisam ser mias trabalhadas e quais as atividades deram mais certo e tiveram melhor receptividades por parte dos alunos.
·         SAIBA MAIS: revista nova escola – edição especial- PLANEJAMENTO- você encontrará Sequência Didática de Língua Portuguesa, Matemática, Educação Física. Inglês, Arte, Ciências, Geografia e História- edição nº 29.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DITADO INTERATIVO - PLANO DE AULA

SUGESTÃO DE LEITURA COMPARTILHADA