Janeiro 2013





JANEIRO DE 2013 

"Como pode o pofessor resolver o problema das diferenças individuais e a escolha de métodos? Não temos receita pronta para ofereer. Somente podemos afirmar com MacKeachie que,na medida em que o professor faz questão de conhecer cada vez mais as diferenças entre seus alunos, mais motivado ele ficará para variar e  experimentar novos métodos..."
Juan Díaz Bordenave e Adair Martins Pereira-
Estratégias de Ensino e Aprendizagens,Editora Vozes


PORQUE E COMO  SABER O QUE SEUS ALUNOS
 -  QUE AINDA NÃO ESCREVEM CONVENCIONALMENTE -
PENSAM A RESPEITO DA ESCRITA

ORIENTAÇÕES PARA A SONDAGEM INICIAL


PARA ALUNOS QUE AINDA NÃO ESCREVEM CONVENCIONALMENTE: 

     I - CICLO I – ORIENTAÇÕES DO PROGRAMA LER E ESCREVER. 

II -  PARA ALUNOS DA 5ª SÉRIE/6º ANO.
     

                            Elaborar uma lista com 4 ou 6 palavras e uma frase. Atenção especial para a escolha dessas palavras, da frase e dos procedimentos.

o   Com relação às palavras:
- devem ser do mesmo campo semântico, ou seja: de um mesmo tema. Ex.: festa infantil, doces, animais, alimentos, material escolar ou outro tema que seja significativo para seus alunos;

             - Exemplo de uma lista: animais:
                 RINOCERONTE E/OU DINOSSAURO, OU JOANINHA...
                 ELEFANTE, OU CAMELO, OU GIRAFA, OU FORMIGA...
                 PATO, OU GALO, OU GANSO, OU BODE, OU SAPO...
                LESMA...
               
                (segue abaixo sugestões de Listas)
            - Professor: você deve ter notado que a primeira palavra é polissílaba, a segunda é trissílaba, a terceira é dissílaba e a quarta é monossílaba. Há neste procedimento uma questão cognitiva emocional.


o   Com relação à frase:
A frase não precisa ser longa nem com palavras desconhecidas. O importante é conter uma das palavras ditadas, pois o objetivo da frase e verificar se o aluno já tem a noção de permanência na escrita. Você também poderá verificar o uso de letra maiúscula inicial, pontuação. Mas, lembramos: a finalidade para aluno que ainda não escreve convencionalmente é saber o que ele sabe sobre o sistema de base alfabética.


·         Outros procedimentos:
o   A  ATIVIDADE DEVE SER REALIZADA INDIVIDUALMENTE;
o   EXPLICAR PARA OS ALUNOS QUE AS PALAVRAS DEVEM SER ESCRITAS UMA ABAIXO DA OUTRA.  O PAPEL PODE SER SEM LINHAS OU COM LINHAS;

o    DITAR SEM FORÇAR A SILABAÇÃO DAS PALAVRAS;

o   SOLICITAR QUE A CRIANÇA LEIA A PALAVRA APONTANDO AS PARTES QUE ESTÃO SENDO LIDAS; REGISTRE ESSA LEITURA ABAIXO DA ESCRITA FEITA PELA CRIANÇA;

o   INCENTIVE O ALUNO A ESCREVER (Caso algum aluno se coloque sem disponibilidade para escrever, o professor deve encorajá-lo a escrever do melhor modo que ele puder).  Esclarecer  para  o aluno que se trata de uma atividade para saber como ele pensa que se escreve e não uma tarefa para notas.

o   NÃO CORRIGIR;

o   REGISTRAR (Segue sugestão para registro)


Sugestões de Listas para sondagens aos alunos que ainda não escrevem convencionalmente


UTILIZE SOMENTE UMA DESSAS LISTAS OU ELABORE A SUA A PARTIR DOS CRITÉRIOS ACIMA.

Os alunos de uma das turmas de nossa escola iniciaram um estudo sobre bicho de jardim.
CENTOPÉIA
JOANINHA
FORMIGA
MINHOCA
ABELHA
GRILO
FRASE:_________________________________________________________________________



No próximo sábado Fábio fará a noite da pizza. Ele já preparou a massa para pizza e pediu para seus convidados trazerem os seguintes ingredientes para a cobertura:
MUSSARELA
ESCAROLA
TOMATE
PALMITO
PRESUNTO
ALHO
ATUM
FRASE:_______________________________________________________________



Os alunos da professora Cristina farão um lanche coletivo e, para saber o que precisam comprar, organizaram uma lista junto com a professora.
REFRIGERANTE
MORTADELA
PRESUNTO
MANTEIGA
QUEIJO
SUCO
PÃO
FRASE:_______________________________________________________________








Marina e sua mãe resolveram fazer uma sopa de legumes. Juntas escreveram esta lista para comprar os ingredientes que faltavam para a sopa.
ABOBRINHA
MANDIOCA
CENOURA
CEBOLA
ALHO
CARNE
SAL
FRASE:_______________________________________________________________





REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MATERIAL DO PROGRAMA LER E ESCREVER- SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO/SP (ADAPTAÇÃO)
LIVRO DO FORMADOR – VOL.2- DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES (ADAPTAÇÃO)
MATERIAL DO PROJETO: ENSINAR E APRENDER
EMILIA FERREIRA- POR TRÁS DAS LETRAS –
MATERIAL DE FORMAÇÃO JUNTO AOS PCOP - CENP/2008, 2009,2010.
REVISTA NOVA ESCOLA – EDIÇÕES ESPECIAIS PLANEJAMENTO/ TRABALHO EM GRUPO


 

PARA OS ALUNOS QUE JÁ CONHECEM O SISTEMA DE BASE ALFABÉTICA (COM PROBLEMAS DE ORTOGRAFIA, SEGMENTAÇÃO, PARAGRAFAÇÃO.) OS PROFESSORES DEVERÃO REALIZAR UMA ATIVIDADE DE REESCRITA.




PARA OS ALUNOS DO CICLO II  - REESCRITA DE UM CONTO – A ESCOLHA DESSE GÊNERO É INDICADA, POIS OS CONTOS GERALMENTE  TEM UMA ESTRUTURA COMPOSIONAL LINEAR).

SUGESTÃO: Fazer a leitura de um conto para os alunos. Se for conhecido, leia uma vez. Se for desconhecido, leia mais de uma vez.

Saiba mais:
·         Material do Ler e escrever – disponível no site www.educacao.sp.gov.br
·         Material programa  de Formação de Professores  Alfabetizadores – LETRA E VIDA
·         “A escrita do nome”, capítulo do livro Psicopedagogia da Linguagem Escrita, Ana Teberosky. São Paulo, UNICAMP/Trajetória Cultural
·         “Como fazer o conhecimento do aluno avançar”, capítulo do livro O diálogo entre o ensino e a aprendizagem”, de Telma Weisz. São Paulo. Ática.
·         Ler e Escrever na Escola: o real, o possível, o necessário, de Delia Lerner. Porto Alegre, Artmed. 2001

SUGESTÃO PARA O REGISTRO  DA ESCRITA DOS ALUNOS
 
Aluno
Análise da escrita
Saberes / não saberes do professor
















































 


 
 
 
 
SEGUE PLANILHA COM AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA ESCRITA DO ALUN0
 


 

O DESAFIO:





DESAFIO

ALUNOS QUE AINDA NÃO SABEM LER E ESCREVER

O que mais ouvimos no cotidiano escolar e no discurso escolar é que há na escola alunos que estão há anos nos bancos escolares e ainda não sabem ler e escrever. As avaliações internas e externas comprovam essa realidade.
Esse grave problema merece atenção especial, seja lá qual for sua idade ou ano que esteja matriculado. Segundo, a revista Nova Escola (ano XXVII- nº 250- março 2012), “o adolescente não pode se tornar o centro de uma situação em que ninguém se responsabiliza pela questão ou, pior ainda, em que o professor de Língua Portuguesa é apontado como o culpado por ela.”
Não saber ler e escrever além de implicar em graves conseqüências para o aprendizado em todas as disciplinas. Torna o aluno uma pessoa excluída do processo de aprendizagem e da própria sociedade contemporânea, já denominada sociedade do conhecimento.
O ponto de partida é diagnosticar as situação de analfabetismo, enfrentar o problema e buscar soluções. Não podemos abandoná-lo à própria sorte.
Identificar a falta de familiaridade com a leitura e escrita requer atenção e sensibilidade além de compromisso e persistência. As origens podem ser muitas: problemas de visão, audição, familiares, timidez dentre outros.
O ponto de partida é um diagnóstico com procedimentos simples, mas pontuais. Como sabemos que grande maioria dos Professores da Educação Básica II não é especialista em alfabetização, mas preocupados com essa situação e procuram ações que favoreçam os avanços desses alunos, segue passo a passo, procedimentos para diagnosticar o que esse aluno já sabe e algumas situações de aprendizagem voltadas para esses alunos.


Professor:


Nesse início do ano é importante para planejar suas ações e atender às necessidades ou dificuldades de seus alunos, é importante você avaliar ou detectar como andam seus alunos com relação aos padrões de escrita  e aspectos discursivos. Para  isso é essencial fazer uma sondagem das capacidades de leitura e escrita de seus alunos. Ou seja, o aluno já domina o sistema de base alfabética, ou   como os professores dizem: ele já está alfabetizado. Entretanto, muitas vezes, esse mesmo aluno não consegue avançar em outras disciplinas por falta da capacidade, ou comportamento leitor. Seu aprendizado fica comprometido por falta dessa compreensão.

Assim, é de fundamental importância avaliar as questões gramaticais, a organização textual, a ortografia.
Como avaliar????

 
PROPONHA  SITUAÇÕES  DE PRODUÇÃO DE TEXTO.


DICAS:
1.      solicitar a reescrita de um conto, ou história conhecida.
2.      ler um conto e pedir que reescrevam o final.
3.      explique que essa atividade será essencial para planejamento de suas aulas e que ajudará a turma a avançar em sua aprendizagem.
4.      Verifique as questões de pontuação,uso das maiúsculas e minúsculas, ortografia ( troca de letras, escrita de como se fala a palavra( ou seja: interferencia da fala na escrita) e as regras de concordância verbal e nominal.
Lembre-se de verificar os aspectos relacionados ao gênero  (composição textual)

Faça um levantamento dos erros mais comuns e planeje suas aulas de forma a trabalhar primeiro os mais comuns, sem deixar de lado as dificuldades individuais.

Outra dica:  para essa avaliação você pode utilizar a ficha de orientação para correção utilizada no SARESP, pois ela contempla todos os aspectos acima relacionados.
Colabore com  novas sugestões, seja através de comentários aqui no blog ou  através do e-mail: sch61.deosasco@gmail.com










 
 

 



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