4º e 5º ANO
Esse é um espaço para voce professor de 4º e 5º ano.
Aproveitem!
Se você tem uma ação, projeto que deu certo, publique aqui!
Compartilhe!!!
Para aprender a Ler é preciso interagir
FORME LEITORES:
FAÇA ATIVIDADES PERMANENTES DE LEITURA
LEVE-OS À BIBLIOTECA
FAÇA RODA DE LEITURA
VEJA O ACERVO DE SUA ESCOLA.
AFINAL: LIVRO LIMPINHO, IMPECÁVEL É SINAL DE FALTA DE USO
Professor: Se você é professor da REde Estadual, aproveite o projeto Fábula " Confabulando com Fábula". Ate o trocadilho no me já é instigante. Veja o Guia de Orientações de Planejamento e Orientações Didáticas da 3ª série/4º ano.
Você terá a oportunidade de oferecer excelentes atividades, onde os alunos terão que por em jogo tudo o que sabem sobre o gênero e encontrar soluções para os desafios propostos. Você percorrerá um trajeto metoloógico, ora com atividades individuais, oras em duplas ou pequenos grupos e em outros momentos o coletivo équem será responsável por bons momentos de aprendizagens.
Na 4º série/5º ano, você terá todo um projeto para trabalhar o gênero Lendas, Mas se, seus alunos têm problemas com o gênero "contos", você encontrará um projeto, no material de PIC - 4ª série. Afinal, crianças dessa faixa etária curtem e... como curtem contos de assombração
Confira...
SEUS ALUNOS TÊM PROBLEMAS ORTOGRÁFICOS???
Caro professor: você encontrará uma sequencia didática “Estudo de Ortografia”. No guia de planejamento e Orientações Didáticas, professor – 5º ano.
Iremos publicar, nesse espaço, essa sequencia e você poderá desenvolver junto aos seus alunos. As sequencias didática para trabalhar com as questões de ortografia são adequadas especificamente para o trabalho com as regularidades .( Saiba mais, no volume III da Coletânea de Textos, Módulo 3,Unidade 5 do Programa de Formação de Professores Letra e Vida e no livro de Artur Gomes de Morais, Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo,Atica.1998.p126.) Elas devem ser desenvolvidas junto a todos os alunos da classe, quando você, professor, identificar essa necessidade em suas escritas, ou eja, quando parte de seus alunos escreverem inadequadamente palavras com terminações focadas.
Nessa sequencia os alunos vão refletir sobre palavras terminadas com ISSE/ICE e ANSA/ANÇA, através de atividades que vão conduzindo a observação do aluno do aluno para em análise.
A finalidade principal desse trabalho é possibilitar ao aluno, a análise da regularidade de escrita das palavras terminadas em ISSE/ICE e ANSA/ANÇA, a elaboração da respectiva regra e o uso da regra em escritas posteriores.
ORGANIZAÇÃO GERAL DA SEQUENCIA DIDÁTIC A
ATIVIDADES
| |
1
|
LENDO O POEMA E COMENTANDO
|
2
|
ESTUDANDO AS PALAVRAS DO POEMA E AMPLIANDO O REPERTÓRIO
|
3
|
TESTANDO AS DESCOBERTAS
|
4
|
COMPLETANDO O QUADRO DE DESCOBERTAS
|
Seguem : orientações para o professor ( 8 páginas com orientações para 4 atividades)
Para aprender a Ler é preciso interagir
com diversidade de textos escritos,
testemunhar a utilização que os leitores fazem deles e
participar de atos de leitura de fato:
é preciso negociar o conhecimento que já tem e o que é apresentado pelo texto, o que está
atrás e diante dos olhos, recebendo incentivos e ajuda de leitores experientes.
Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Portuguesa
FORME LEITORES:
FAÇA ATIVIDADES PERMANENTES DE LEITURA
LEVE-OS À BIBLIOTECA
FAÇA RODA DE LEITURA
VEJA O ACERVO DE SUA ESCOLA.
AFINAL: LIVRO LIMPINHO, IMPECÁVEL É SINAL DE FALTA DE USO
Na verdade os únicos livros que devem ser lidos para as crianças ou que elas devem ler
São aqueles que realmente despertam interesse, que contém rias e histórias
Fascinantes, e não a prosa desinteressante e artificial a que muitas são obrigadas
A prestar atenção, como por exemplo, ler sobre um diaentediante na vida de
Duas crianças fictícias ou então frases do tipo “Vovó viu a uva”
Frank Smith
(Leitura Significativa, de Frank Smith. Porto Alegre, Artmed, 1999)