ATIVIDADES AVALIAÇÃO

QUESTÕES PARA AVALIAÇÕES

Leia o texto e assinale a questão correta.
 







As lontras gostam muito dos rios que têm grandes pedras. Elascostumam fazer cocô nessas pedras para marcar o território. É pelo cheiro que as outras lontras identificam se aquela pedra já tem dono ou não. Pra gente, isso parece esquisito, mas pode apostar que funciona.
Outra coisa que dá certo para esses animais é abrigar-se quando algum perigo está por perto. As lontras se escondem em buracos que elas mesmas cavam ou que já existem nas margens dos rios. Em geral, esses buracos ficam encobertos pela vegetação.
Os esconderijos preferidos das lontras são as fendas naturais das rochas e os paredões rochosos, como é o caso de rios da Mata Atlântica. No Pantanal, ao longo do rio Paraguai ou em certos rios pequenos, que são chamados localmente de corixos, elas fazem tocas e buracos nos barrancos e nas margens.Infelizmente, a lontra é mais um animal que corre risco de extinção. A principal causa do desaparecimento da espécie é a destruição do seu habitat, ou seja, sua casa e vizinhança. No caso da lontra, significa a devastação das florestas que margeiam os rios e a poluição das águas.
Outras ameaças a esse animal são a caça para a venda da pele, a substituição da vegetação original por outras plantações diferentes daquelas as quais ele está acostumado e o desaparecimento de peixes e caranguejos, por causa do esgoto e do lixo que o homem joga nas águas dos rios. Devemos lembrar que o peixe e o caranguejo constituem a alimentação de muita gente.
Para salvar as lontras da extinção é necessário proteger os lugares onde elas vivem e de onde tiram seus alimentos. Em outras palavras, isso quer dizer: preservar as florestas e conservar os rios limpos.
                                                                 Ciências Hoje das Crianças, Ano 10, Nº 75, 2ª ed, com adaptação
A expressão “esse animal” (linha 19, 4º parágrafo) se refere à palavra
(A) lontra.              
(B) homem.          
(C) peixe.      
 (D) caranguejo.










FRATE, Dileía. História para acordar. São Paulo.Companhia das Letrinhas, 1996.p 76.

A repetição da expressão “só derretendo, se derretendo”, no final do poema
                (a) indica que floquinha vivia no alto de uma montanha.            
(b) demonstra que ela estava apaixonada
                (c) reforça que aos poucos ela ia se derretendo e nem percebia.           
(d) indica que o rio esperava por ela.

O item avalia se o aluno consegue identificar o sentido da repetição de uma frase, ou palavra provoca no entendimento do texto. Para dar conta dessa competência ele precisa reconhecer o emprego de recursos morfossintáticos - recursos que o autor utiliza para dar coerência e sentido ao texto. Ele seleciona palavras ou frase, ou tempos verbais para dar sentido ao que pretende do texto.  O gerúndio, corretamente utilizado nesse poema, transmite a idéia de movimento, duração, continuidade. Todos os itens estão relacionados ao texto, mas somente a alternativa C é correta, pois o emprego do gerúndio atribui o sentido que ela Isa se derretendo continuamente, gradativamente.

Dicas para trabalhar com os alunos esses recursos morfossintáticos: faça análise de textos, dos recursos lingüísticos do texto: palavras que substituem outra anterior, com sentido figurado, o uso de tempos verbais. Analisar os recursos que o autor utiliza em bons textos literários é muito importante, pois além de favorecer a compreensão do texto, repertoriar o aluno, também contribui para a melhoria da escrita e produção de texto do aluno.   Para quem cursou Letra e Vida, procure no Módulo 2, unidade 8 - Revendo textos bem escritos. Há também, no Guia de Planejamento e Orientações Didáticas, 5º ano, p.76.
ATIVIDADE 2:
COMPETENCIA- G1
HABILIDADE: identificar o efeito de sentido produzido em um texto pelo uso de marcas discursivas de temporalidade noencadeamento dos fatos.
Leia o texto e reponda à questão. 
VOCÊ SABIA?


Desde o final do século 18, já eram registradas epidemias com descrição semelhante à dengue na América do Norte e na Ásia. No entanto, o nome, que quer dizer, “câimbra súbita causada por espíritos maus”, só foi utilizado pela primeira vez em 1827 durante o surto da doença no Caribe.
                Acredita-se que o mosquito Aedes aegypti, que também [e vetor do vírus da febre amarela urbana, tenha chegado ao Brasil no período colonial. Os primeiros casos remontam a 1846. Devido às fortes dores musculares e nas articulações, por aqui a doença recebeu o nome popular de “febre quebra-ossos”.
                Durante muito tempo, o combate a focos do mosquito no Brasil esteve relacionado à luta contra a febre que, diferentemente da dengue, possui vacina eficaz. Hoje, enquanto esta se restringe a alguns estados em áreas de mata, a dengue se faz presente em quase todo o território nacional, sendo que aproximadamente 50% dos casos notificados localizam-se na região Sudeste.
No mundo, a doença acomete mais de cem países em todos os continentes, exceto a Europa.
Fonte: A HISTÓRIA da dengue no Brasil e... Nova Escola, São Paulo, n.216, out.2008. Você sabia? (fragmento)

As seguintes indicações presentes no texto, “18,1827,1846”, apresentam
a.        As épocas   em que a dengue apareceu.
b.      O número de pessoas com dengue.
c.       A quantidade de vezes em que a dengue surgiu.
d.      Os lugares em que a dengue surgiu.

Desempenho dos alunos
a
b
c
d
60,2%
14,2%
10,6%
14,3%

A questão  refere-se ao efeito produzido em um texto pelo uso de marcas discursivas de temporalidade no encadeamento dos fatos. Na tarefa proposta é avaliado se o aluno consegue compreender a sequencia temporal que ordena esse encadeamento, retomando o texto, localizando marcas e identificando sua associação às demais informações nele expressas.As alternativas oferecem as seguintes possibilidades como resultado da correspondência entre as marcas da temporalidade e o sentido produzido no texto: épocas, quantidade  e lugares.
Dicas para  desenvolver essa habilidade; ver orientações na atividade anterior.


SUGESTÕES DO PROFESSOR LUCIO (PCOP MATEMÁTICA)
5º ano



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